quinta-feira, 11 de abril de 2019

Vamos lá ver

Ao invés de estar tudo preenchido, faltava um livro gordo ou dois mais pequenos, não sei.
Entre um velho roteiro de Londres e Virgínia Woolf, Msr Dalloway,
Na prateleira de baixo, viviam Philip Roth, Umberto Eco, Murakami e Valter Hugo mãe,
Não se dão uns com os outros, evidentemente, por isso é que no andar de cima o outro fugiu dali para fora nem sei qual,
José Luis Peixoto, 2666. tortos, velhos.
Proust, Paul Auster, Tolstoi, Lídia Jorge, Agustina, cada uma a puxar para o mesmo lado, e eles vão inclinando, a prosa de pessoa em papel couché , não os aguenta no topo, e eles vão inclinando dando o aspeto desleixado que não pode ser.
No último andar, Thomas Mann mantém-se ereto, mas os três ao lado, pimbas, caíram, e porquê,  o Gaudi não foi suficiente para travar a sua queda porque é demasiado pequenino.
Felizmente que a tinta preta em fundo escuro não me inquieta, mas é mal escolhido, só eu sei de quem se trata, é a aldeia de Faulkner, mutio mais cinzenta que verde escuro, enfim...


Pff! Coitados, nem se dão nada bem, acho eu. Quem terá fugido foi quem não suportou a companhia. Onde já se viu encaixarem-nos entre  um velho roteiro de Londres e Virgínia Woolf, Msr Dalloway?

Vamos lá ver, alta-me um livro gordo, ou dois mais pequenos, não sei, entre um velho roteiro de Londres e Virgínia Woolf, Msr Dalloway.

Caríssima #Virginia_Wool
Mrs Dalloway, não sei onde está.
Fugiu-me da prateleira,
estava tão sossegada entre
um velho roteiro de Londres
e a prosa de Pessoa,
que é, aliàs, uma porcaria
de livro, que não segura os outros,
e que ficam inclinados e feios
por causa dele.

Aquele 2666,  tão  torto, coitado!
Agora também vos digo,
em abono da verdade,
Tommas Mann,
no andar de cima,
aguenta-se ali, firme e hirto,
direitinho e elegante.
ui, ui!

Naturalmente, a senhora não gostou que Anna,
do outro lado da sala, morresse esmagada
pelo comboio,
mas eu não tenho qualquer responsabilidade
nessa históra.


Aposto em como se foi pendurar
 nas pás de uma ventoínha
em terras de cor e sol  e areia.
Eu a ela também fugia para  esse,
lá para a América do Sul,
calorzinho, refrescos, bem bom!

Também pode estar no sotão
amuada, num canto qualquer...






Sem comentários:

Enviar um comentário