terça-feira, 20 de novembro de 2018

Fumo


Gostava muito mais dos dias que começavam tranquilamente.
Quando se atrasava para o trabalho ficava irritado para o dia inteiro. já não podia fazer o trajeto com a calma  que gostava, tinha que acelerar o passo, deixava de ser um passeio matinal revigorante para se tornar uma correria desagradável.
Se, por sorte, o atraso não era grande ainda se tolerava, mas se o tempo passava a correr, o autocarro demorava a vir, ou qualquer outro transtorno, e os minutos voavam no relógio sem controlo algum, e ele chegava esbaforido, a ver os colegas a olharem-no com cara de caso, esses dias tinham tudo para correr mal até ao finzinho da noite, em que colocava o gorro com um pompom amarelo para se ir deitar.
Ao dia zero de um mês de inverno rigoroso, saíu de casa, muito cedo.
 Andou uns metros pelo passeio sujo ainda de sobras de folhas de outono, e atravessou o jardim com toda a calma do mundo. Tinha muito tempo.
Passava ele numa passagem estreita, entre uma oliveira e um rododendro de flor branca, quando percebeu que alguém estava por ali a fumar, escondido, porque ,apesar de não se ver vivalma, cheirava intensamente a fumo de tabaco.
"Psst" Ouviu nitidamente, percebendo que o som vinha de cima, do topo de uma das árvores mais próximas.
Olhou para cima, e viu um melro a fumar, olhando para ele com olhos de chimpanzé, e muito concentrado.
Nunca tinha assistido a semelhante coisa, nem sabia, tão pouco, que os pássaros fumavam, e então, resolveu tirar-lhe uma fotografia, para mostrar a um ornitólogo seu amigo e de muita confiança, nascido em #Yaoundé, mas criado em Carcavelos onde, desde tenra idade, se enfiava no lago para correr atrás dos patos e das garças.
Perante descoberta tão fabulosa, resolveu telefonar para o serviço avisando que não contassem com ele, mas o animal deitou o cigarro para longe, e, num vôo rasante, roubou-lhe o telemovel.
Não podia deixar de dar parte à polícia.  Infelizmente, demorou-se uma eternidade na esquadra, preenchendo burocracias e tentando descrever o melhor possível o ladrão.
Nesse dia, chegou duas horas depois que lhe foram descontadas no magro ordenado.







Sem comentários:

Enviar um comentário