terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Mosca

#Moscas e outros insetos pavorosos voavam entre o exterior e o interior da casa. Passavam pelas janelas partidas, pela porta escancarada, por onde entrava também o vento, depois de chegar à varanda, a assobiar.
Ia começar uma paciência solitária, em cima da mesa da cozinha, quando deu pela chuva a aproximar-se e foi apanhar a roupa para que não ficasse encharcada.
 Quando abriu a porta, as cartas que estavam em cima da mesa voaram, primeiro o ás de copas, depois o três de paus e, finalmente, o rei de espadas, impulsionados pelo movimento do ar, aproveitando as suas correntes.
 O ás de espadas ficou preso na ponta do tapete, mas, ao fim de algum tempo, lá conseguiu prosseguir. Devagar se vai ao longe.
A roupa enrodilhava na corda e a velha equilibrava-se na corcunda para a desenrolar.
Na mão, levava o saco das molas, que agarrava com os dedos ossudos,
Quando entrou, encostou o ombro ao vidro, para ajudar com o peso do corpo a contrariar as rajadas de vento que teimavam em manter a porta aberta, a grande porta que chiava.
Havia dejetos, restos de letras que já não serviam para nada, havia larvas que trepavam as paredes, devagar, sem medo de serem apanhadas pelo bico do pássaro.
Até as  águias passavam de vez em quando sobre a cidade por mero engano, levadas pela ventania e pela curiosidade. (Mas também, vivendo na ignorância não havia que ter medo).
O chão de mosaico ficou ensopado, as embalagens vazias absorveram a toda água possível até atingirem o  ponto de saturação, não impedindo, portanto,  que, com a ajuda das caleiras sujas,  ela se acumulasse nos desníveis causados pelos anos.
O quatro de ouros desapareceu por entre as grades de ferro, e nunca mais o viu.
Havia folhas de camélia abandonadas pela casa toda, ou mesmo as suas flores secas, ou mesmo os três gatos empoleirados nas costas do sofá.
Sobre os livros, as aranhas nos cantos mais altos, supervisionavam a mulher que atirou o monte de roupa para cima de um um sítio qualquer, mas ela resvalou e foi parar ao chão.
Um dos gatos aproveitou para se deitar lá em cima e se aconchegar nos lençoís debotados, acabados de lavar.



Sem comentários:

Enviar um comentário