sábado, 27 de agosto de 2016

Xenofobia ( Enciclopédia Ilustrada)

O sítio onde trabalho é de bizarrias. No outro dia estava lá um casal correio de droga (de vez em quando aparecem), acompanhado pela polícia e com um filho de quatro anos.
Tenho por princípio não fazer juízos de valor. Ensinaram-mo, tanto o sítio onde trabalho, cheio de desequilíbrios, como o tempo e o seu movimento, inflexível.
Ainda assim comentei com um colega: "Vê lá! Com um filho de quatro anos!"
Ele respondeu-me o que eu costumo responder aos outros: "Não sabemos a vida das pessoas!"
Fiquei envergonhada. Eu a sensível, eu a informada, passando tantas vezes por advogado do diabo, procurando olhar atentamente para o outro lado das coisas, a dizer um disparate daqueles!
A verdade é que ando constantemente a tentar que não me lavem a cabeça por dentro, antes compreender tudo por mim, mas o que é facto é que esse exercício me está acessível, e, por sorte e previlégio, também me foi ensinado desde sempre.
Mas o que tem tudo isto a ver com xenofobia? O miúdo de quatro anos, os correios de droga, um reality show em nome da liberdade, ou o cheiro repugnante que um homem nojento exala? Repito. Um homem.
Se calhar não tem nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário