domingo, 29 de março de 2015

Os Peculiares Epi. 5 Mais um encontro acalorado

Gertrudes Vairada e Lurdes Vairada conversavam, deitadas sobre umas grandes almofadas colocadas no chão. Na carpete, uma TeleCulinária do chefe Silva, aberta nos folhadinhos de chouriço.
_Ai mana, deixámos passar as horas! Perco-me a ler receitas. Já estamos atrasadas para o meeting!
Já no comboio para Lisboa, as irmãs sentaram-se frente a frente.
_Lurdes..., não gostavas de ter uma casinha no Barreiro, com uma varanda cheia de flores?... É um marido para as noites de amor! _Gertrudes Vairada olhava o Tejo, com ar sonhador._ Olha, empresta-me aí o corta unhas!_ e vai de dar um jeito às mãos, que estavam uma miséria, fazendo saltar uns quantos pedacinhos para o colo da irmã, e só um ou outro para o homem que se encontrava ao lado. Por baixo do ruído de fundo ouviam-se pequenos estalidos.
_Menina, está a atirar-me bocados de unha para cima! Veja lá!
_Ó homem, peço desculpa, não precisa ser mal- educado!
Quando desceram na estação, já Elba Calhau esperava por elas. _ Meninax, que saudadex! Como nux adoramux!
_ Apanhámos agora um homem no comboio! Francamente!_ As irmãs tinham ficado incomodadas.
_ É meninax, ax pessoax são assim e ninguém fax nada! Venham! Elex extão ali à expera. Como é bom guxotarmos tanto unx dos outrux!! Temux a peculiaridade de ser peculiarex, como dizia o nosso eterno professor!
_ Muito bem, Elba! Falas belissimamente! _Juvenal Gadura aproximou-se e pôs-lhe o braço por cima.
_Estamux todux?  Vamux! _e Elba Calhau, decidida, dirigiu-se para o carro de Adolfo Dias, e sentou-se no lugar da frente. Lucas Murro, Juvenal e Porfírio Metelo Anão seguiram-nos.
_Extou com problemax com o meu "ex"._ Elba falava alto, por cima do som da rádio, que passava uma canção muito em moda:

Menina das botas da tropa
Porque vais a descer o monte
Vais ter com o teu amado
Que está encostado à Mota
A fazer chichi da ponte!


_Que coisa linda! Adoro  Varatojo! Sente mesmo o que canta! Ao longo desta canção, no concerto, parece que se vai aliviando. É fantástico! Abre aí a janela, ó Adolfo, para eu fumar!  No outro dia, quando foi buscar os meninos,_ Elba Calhau continuou_ apareceu lá em casa com um grande laço na cabeça,_ olharam uns para os outros, incrédulos, e Porfírio disfarçou um sorriso.
_E tu, disseste-lhe alguma coisa?_Disse, mas com cuidado para ele não começar a chorar porque é muito sensível. O Tutu sempre foi assim!_
_Tutu? _Porfírio Metelo Anão fez um esforço para não rir
_Artur Tura de Fino e Curto...! Até que é um nome bem chique!_ Elba respondeu maquinalmente. Olhava, da janela, o movimento da cidade, preocupada._Isto está cheio de gente! O " Fanequitas" deve estar a abarrotar...! Talvez o " Loucinha das Caldas"!_
Efetivamente o "Fanequitas" estava cheio, mas o "Loucinha das Caldas"ainda tinha duas mesas vagas, que o empregado juntou, para caberem os oito, e sentaram-se apreciando o restaurante, decorado com louça tradicional portuguesa.
_Por mim, os meetings eram todos aqui!_dise Celeste Nebrosa entre dois trejeitozinhos sensuais. Todos apreciavam estes espaços, onde se misturava lazer e arte, e estas peças de arte fálica representavam o orgulho de se ser português. Só Lucas Murro não parecia muito satisfeito, é teimoso, alertava: _Olha que isto são caralhos das Caldas! Isso é que são! De certeza!
_Ó Lucas, francamente!_ indignou-se Lurdes Vairada.
_Adoramo-nux?_Adoramos!! É o brinde não se fez esperar.
Para a próxima já convidei ax  exposax, axo que devemux ser amáveíx e sentá-lax ao ao lado maridux , até para se conhecerem melhor. Elas vão guxtar poque vocêx são expeciaix! _e todos concordaram menos Porfírio_ Não achas que já nos conhecemos bem?_Não é a mesma coisa, Porfírio!_respondeu de forma incontestável. Gertrudes, orgulhosa da amiga, exclamou: _Ai Elba, é um gesto muito elegante!_ e Elba sorriu num sorriso largo, vaidosa das suas capacidades e agudezas de espírito.
Adolfo Dias estava um tanto oi quanto apreensivo. Tinha comentado está ideia de Elba com a mulher, mas Alice Mitério, como sempre, não se mostrou entusiasmada.
_Está bem, Dôfo, depois se vê._"Pois....,uma noite a levar com aqueles todos, e com este cretino outra vez!"! Santo Cristo!
_Acho é estranho que meti mensagem no Face, e ainda não me responderam._Elba estava ressentida. O mundo não compreendia tanta amizade._ Somux um grupo muito forte! Adoramo-nux? Adoramos!!_ E para a semana , meeting no " Penicus", é um bocado mais caro mas vale a pena!_
_Eu conheço._ Juvenal Gadura conhecia bem a noite lisboeta_ A decoração, as fardas dos empregados..., tudo original!
_Sáo,penicos, porra! São penicos!_Lucas Murro não se deixava enganar.
Celeste Nebrosa fez mais um trejeito, desta vez de superioridade._Ó Lucas, tu não vês que é arte?
_


Sem comentários:

Enviar um comentário